Conscientes da importância de assegurar o equilíbrio ecológico do planeta, bem como da emergência do desenvolvimento sustentável das nações e dos territórios, a ‘Story Studio’ - enquanto marca que opera em Portugal, presente sobretudo em territórios do interior -, compromete-se a adotar uma gestão sustentável e responsável das unidades e das operações, respeitando o desígnio da sustentabilidade nos destinos onde estamos instalados.
A nossa empresa - representada pelos fundadores e pelos colaboradores - compromete-se a adotar soluções, práticas e comportamentos que contribuam ativamente para prevenir, mitigar ou mesmo eliminar os impactos negativos da atividade turística no meio ambiente e na comunidade local, procurando sempre exponenciar os benefícios do desenvolvimento turístico sustentável, valorizando assim a presença da nossa marca nestes destinos.
Os valores da marca ‘Story Studio’ traduzem a total preocupação e compromisso com as práticas e os princípios da sustentabilidade, os quais estão presentes num grande número de medidas que implementamos e de opções que tomamos ao longo do processo de requalificação dos edifícios e do desenho das comodidades, serviços e experiências que proporcionamos aos nossos hóspedes.
Assim, e no âmbito da nossa ‘Política de Turismo Responsável’, comprometemo-nos a:
● monitorizar a pegada do carbono e os indicadores de eficiência do consumo de recursos (água e energias) e de produção de resíduos e de emissões de GEE (gases com efeito de estufa);
● assumir a melhoria contínua em todas as dimensões da sustentabilidade: ambiental, social e económica;
● contribuir para a recuperação do património local (cultural e natural), para a reabilitação da identidade dos lugares, em perfeita harmonia e diálogo com as comunidades locais;
● planear os futuros projetos da marca submetendo-os aos critérios de sustentabilidade e eficiência no uso dos recursos, tendo também como prioridade a preservação dos traços identitários das casas e edifícios, o contributo para a regeneração de territórios em queda demográfica, para a promoção das atividades económicas locais, e para a integração dos produtos endógenos no edificado, comodidades e experiências;
● respeitar os princípios do ecodesign e da economia circular, introduzindo soluções sustentáveis e duráveis, e desenhando o máximo de componentes para que sejam fáceis de desmontar, recuperar ou reaproveitar no fim de vida;
● formar e motivar os nossos colaboradores com ações de formação e consciencialização sobre os princípios de sustentabilidade e do turismo responsável;
● assegurar que os princípios de sustentabilidade da marca, inscritos no manual de acolhimento, são respeitados e adotados pelos colaboradores de forma empenhada;
● promover os princípios da sustentabilidade juntos dos clientes através do “Manifesto de Sensibilização do Hóspede-Viajante Amigo do Ambiente”
● participar ou promover atividades de educação ambiental, de promoção de medidas de preservação da biodiversidade, de combate às alterações climáticas, e de responsabilidade social nas comunidades onde estamos presentes, e a colaborar em projetos de desenvolvimento sustentável destes territórios;
● reportar regularmente o desempenho ESG às entidades oficiais ou certificadoras, e informar os clientes sobre as práticas, medidas e ações ambientais e sociais da empresa;
Estamos ainda comprometidos com a visão e as preocupações patentes no “Relatório de Bruntland” apresentado em 1987, bem como com os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) proclamados em 2015 pela Assembleia Geral da ONU e inscritos na Agenda 2030. À escala europeia estamos alinhados com os desígnios inscritos do Pacto Ecológico Europeu’2050 (Green Deal), e a Estratégia Turismo 2027 do Turismo de Portugal. Os compromissos da marca serão regularmente auditados e confirmados por entidades independentes. Atualmente somos reconhecidos pela certificação “Biosphere” atribuído ao Story Studio PIÓDÃO e pelo “Programa Empresas Turismo 360º” do Turismo de Portugal atribuído à marca.